segunda-feira, 5 de julho de 2010

Direto das lavas!



Muitas vezes portamos pedras e metais em nossas jóias e acessórios, mas não conhecemos sua origem, não é mesmo? A Santa ficou curiosa ao conhecer essa pedra, a chamada Obsidiana, e foi saber mais sobre sua formação!


Vejam que interessante: Obsidiana é um tipo de vidro vulcânico, formado quando a lava esfria rapidamente, por exemplo, fluindo sobre água. Ela pode conter pequenos cristais brancos, aglomerados radiais que produzem um padrão manchado ou de "floco de neve". E ainda bolhas de ar, restantes do fluxo da lava, alinhados ao longo de camadas criadas como a rocha derretida estava fluindo antes de ser refrigerada. Estas bolhas podem produzir efeitos interessantes tais como um reflexo dourado ou do arco-íris.

Não é legal saber disso? A pedra tem uma longa história antes de ser lapidada e ganhar forma de ornamento!

Outra curiosidade interessante sobre a pedra, dessa vez, cultural: Conhecida como "pedra divina", tem a finalidade de atrair a luz espiritual para quem a usa. Seu nome pode ser proveniente de uma má tradução do latim, lápis obsianus, termo usado por Plínio, o Velho (23-79 d. C.). É um vidro natural, material vulcânico derretido, exposto ao ar e resfriado com rapidez para formar cristais. Os antigos mexicanos faziam espelhos para a adivinhação com a obsidiana polida e, por isso, era chamada de "pedra divina".

O que acharam? A Santa se animou para conhecr a origem de outras pedras e suas utilizações no passado. Querem ver as jóias com obsidiana na loja? Cliquem aqui! E obrigada pela visita!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails